Pular para o conteúdo principal

ÁGUA PARA ELEFANTES - SARA GRUEN

 


O livro é um romance histórico que foi ambientado na grande depressão que ocorreu nos Estados Unidos no ano de 1929, escrito por Sara Gruen, o livro foi publicado nos Estados Unidos em 26 de maio de 2006. Tornando-se um grande sucesso o livro foi adaptado para cinema em 2011

Inicialmente somos apresentados ao senhor Jankowski, um idoso de 93 anos de idade que descreve como a velhice é um fardo e fala sobre a dor de ter perdido a sua mulher para o câncer. Como narrador O Sr. Jankowski é muito divertido, pois ele é rabugento e expressa abertamente e com bastante ironia a sua insatisfação por morar em uma casa de repouso e não ter mais o tempo a seu favor.

A seguir somos transportados para quando o Sr. Jankowski era apenas um jovem estudante de veterinária de 23 anos e sua maior preocupação era em relação a sua vida amorosa pouco ativa. Mas, tudo muda de uma maneira drástica quando ele é informado que seus pais morreram em um trágico acidente e após a traumática tarefa de ter que reconhecer os corpos de seus pais o jovem achava que nada poderia piorar. Todavia, dois dias após o enterro de seus pais é informado que seu pai veterinário estava afundado em dívidas e que ele não lhe deixou nem mesmo a clínica, pois a mesma pertencia ao Banco devido a hipoteca atrasada.

Em uma tentativa de dar normalidade a sua vida ele volta a faculdade para realizar as provas finais de seu curso, porém todas as más noticias lhe atingem e ele não consegue nem mesmo abrir o caderno de questões, então no meio da prova ele levanta e anda sem rumo até uma linha de trem e sobe no primeiro trem em movimento que aparece. Acontece que este trem não era um trem convencional era um trem pertencente ao circo Irmãos Benzini, agora órfão e sem meios para sobreviver, Jacob se ver sem alternativa a não ser tentar arrumar trabalho no circo.

Ao longo do livro as narrações de presente e passado se intercalam e a leitura fica emocionante pois estamos lendo um capitulo tenso sobre a vida de Jacob no circo e no próximo capitulo somos jogados de volta ao asilo onde Jacob já em sua velhice mora.  Mas, vou aprofundar-me na história do passado, quando Jacob de maneira astuta vai criando raízes no circo e ganha a missão de cuidar dos animais que faziam parte dos espetáculos.

A narrativa acompanha o cotidiano de Jacob observando o funcionamento do circo, como ele conhece os inúmeros personagens pertencentes aos espetáculos. A autora com maestria nos transporta para o dia a dia de um grupo circense e é fantástico imaginar como tudo acontece através de sua descrição.

São muitos os personagens apresentados, contudo não irei citar todos e nem suas funções pois uma das partes mais interessantes que achei do livro foi a cada página conhecer um personagem novo e ler sobre sua personalidade e qual seu papel no circo, enfim deixo para vocês conhecer por conta própria cada personagem.

 Mas como trata-se de um romance você deve estar se perguntado, mas e cadê o par romântico de Jacob? Pois lhes digo que o romance foi surgindo despretensiosamente, inicialmente como uma amizade com Marlena, a estrela do circo responsável pelas apresentações com cavalos. Só que para complicar a vida de Jacob a jovem já era casada com August, o responsável pelos animais e já digo que ele era carrasco tanto com os animais como com sua esposa que era frequentemente agredida.

Nossos protagonistas se aproximaram e firmam uma grande amizade e ao passar do tempo apaixonam-se e inclusive Marlena confessa que sofre constante maltrato físico e emocional, mas por não conhecer outra vida obriga-se a permanecer ao lado de seu marido abusivo.

Ao longo da narrativa, também conhecemos a Rosie, uma elefanta que era a grande esperança do circo, mas é considerada por todos como estupida e, portanto, não podendo participar do show circense, porém ao cuidar de Rosie, Jacob passa a aproximar-se do animal e a criar um laço de amizade muito lindo.

Ao longo do livro Jacob passa por muitas aventuras e desventuras ao mesmo tempo que se apaixona perdidamente por Marlena e aprende a amar a Rosie, chega a um certo ponto que todos estão sofrendo demais e precisam sair daquela situação, mas como não quero estragar todo o livro para você que ainda não leu não irei contar como se resolve os maiores problemas da vida de Jacob pois foi essa leitura emocionante e cheia de surpresas que faz esse livro ser tão bom.

Contudo, para sanar sua curiosidade posso dizer que o universo devolve um pouco de sorte e felicidade a nosso Jacob e com um final emocionante tudo em sua vida se resolve, assim como ele consegue ter para si sua amada e a querida elefanta.

De volta ao presente temos o já envelhecido Jacob emocionado a espera de seu filho para o levar ao circo que está na cidade, só que seu filho não aparece e então destemidamente Jacob mesmo em cadeira de rodas sai sozinho para ir ao circo e poder reviver o que foi por tanto tempo a sua vida. Nos últimos parágrafos a autora da um fim emocionante ao nosso protagonista e o devolve a sua casa, o Circo.

Este livro foi para mim uma bela surpresa e me mostrou que apesar de tanta dor sofrimento Jacob escolheu viver, assim como mostrou cuidar e amar ferozmente aqueles sob seus cuidados. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Dom Casmurro - Machado de Assis

  O Livro de Machado de Assis foi publicado pela primeira vez em 1899 e tornou-se um dos livros mais conhecido do autor, tendo uma tensa narrativa cheia de ciúmes e mágoas de um homem que viu-se dominado pela desconfiança. Neste livro mais uma vez, assim como em a mão e a luva, Machado de Assis Utiliza-se da metalinguagem, aqui o narrador conversa diretamente com o leitor, o que torna a leitura mais dinâmica. O narrador da história é Dom Casmurro pseudônimo adotado por Bentinho, que já em avançada idade decide narrar suas memórias e contar sobre o grande dilema de sua vida. Acredito que todos já conhecemos esse grande dilema e quem é leitor que se preze conhece o maior questionamento da literatura Brasileira: CAPITU TRAIU OU NÃO BENTINHO? O livro não segue uma linha do tempo linear, portanto, a narrativa consiste na mesclarem de diferentes memórias em diferentes períodos de tempo. Mas, aqui vou resumir linearmente a história e não vou contar muito do livro em parte ...

Resenha: A mão e a Luva- Machado de Assis

A mão e a luva foi o segundo livro a ser publicado de machado de Assis, sendo inicialmente publicado em formato de folhetins nos anos de 1880 o livro é uma trama estreita e bem fechada. Trás como protagonistas Guiomar e seus três pretendentes e ao desenrolar da trama o autor apresenta os cenários, circunstâncias e personagens secundários importantes a narrativa. O ponto auge deste livro para mim ainda é a narração, Machado em sua escrita fala diretamente com os leitores e ao longo do livro parece que estamos tendo uma conversa na qual ele vai nos contanto uma história, é como se o autor estivesse contando a história do romance de sua tia avó enquanto estamos em uma sala de estar tomando café durante uma tarde. Após leitura do livro confesso que foi difícil superar o desenrolar e o fim dado a um dos personagens e eu realmente não entendi a finalidade de Machado ao dar um fim tão duro para tal personagem, mas voltando ao inicio, o livro inicia apresentando o primeiro pretendente de Guiom...